sábado, 19 de maio de 2018

Abandono

Olá leitores!

Hoje venho falar-vos de um tema que para mim é um pouco sensível: é o abandono de animais de estimação. Não ofereçam animais como prendas porque não são objectos e não adquira animais se não tem posses para criar um.
Todos eles são muitos fofinhos e engracados quando são pequenos, mas quando chega a hora de tratar diáriamente, ir ao veterinário, cuidar da higiene, etc. a coisa se complica-se, dá muito trabalho e despesas avultadas.

Toco neste assunto pelo motivo presenciar ou perceber que existe abandono de animais, no fim-de-semana passado, os Piruças depararam-se com um caso de um cachorro de raça pura abandonado sem coleira e chip. Notava-se que estava bem tratado, apesar de ter alguns hóspedes indesejáveis, era super meiguinho. Não conseguímos ficar indiferentes e por isso levamo-lo para casa, demos-lhe banho, colocamos remédio para os parasitas, demos comer e água.
Ambos temos animais de estimação, e por isso seria um grande peso na carteira ter outro animal, pensamos e decidimos divulgar na rede social, para ver se chegava a informação ao dono do cão ou a hipótese de alguém querer adoptar, felizmente apareceu o dono para reclamar o cão.


Como todos nós sabemos, nunca sabemos como vai ser a nossa vida amanhã, hoje podemos ter as condições para cuidar de um animal de estimação, amanhã podemos não ter... por situações como doença, desemprego ou ter que emigrar. Já nem vou falar de pessoas que abandonam animais "porque ladra muito" ou porque "estraga a mobília".. Nada mas nada destes motivos justifica abandonar um animal, seja ele qual for, é preferível colocar um anúncio para quem queira adoptar ou então colocar numa instituição própria para esse efeito.

Não imagino a minha vida sem os meus. Não falam mas são uma grande companhia. Ficam felizes quando nos vêm, gostam do nosso colo e da nossa atenção. E gostam de nós, independentemente dos nossos defeitos.

A coelha da Piruças


 
O cão da Piruças


Sem comentários:

Enviar um comentário