terça-feira, 30 de abril de 2019

Conversa de Sofá IV

Olá leitores!

Esperemos que se encontrem todos bem, porque hoje temos uma convidada misteriosa. Ler as suas respostas para nós foi uma boa surpresa.
Antes de passar-mos às perguntas, queremos dizer quem quiser participar ainda pode fazê-lo, basta que nos deixe o seu link. Será sempre bem recebido no nosso cantinho.

Seguindo, como estávamos a dizer a nossa convidada é Estefânia Barroso mais conhecida no seu blog por Steff, além de gostar de escrever, também gosta de conversar.

Estefânia, Diga-nos qual é o nome do seu blog?
- “Steff’s World – a soma dos dias”, é o nome do blog!


Como e quando surgiu a ideia de criar o blog e qual a origem do nome escolhido?
- A ideia de criar um blog surgiu há pouco mais de dois anos, tendo por base dois grande motivos. Por um lado, havia algum tempo que várias pessoas me diziam que me devia dedicar à escrita, criar um blog onde pudesse colocar, de um modo mais ordenado, algumas ideias que ia escrevendo aqui e ali, algumas opiniões que iam deixando na minha página de facebook ou nas páginas de amigos. Por outro lado, sentia necessidade de “trabalhar” de um modo mais específico, com a língua portuguesa. Sou professora de Português e de Educação Especial. Nos últimos anos tenho exercido a profissão como professora de Educação Especial. A minha parte de professora de Português sentia falta das leituras, das análises textuais. No fundo foi uma forma de não perder o contacto mais próximo com o mundo da Língua Portuguesa. Assim, aos poucos a ideia foi germinando e criei o meu cantinho com o nome de Steff’s World – a soma dos dias. A escolha do nome surgiu quase instantaneamente. Ao mesmo tempo que pensava em criar o blog pensei logo em Steff’s World. A ideia primeira era a de contar pequenas histórias sobre “o meu mundo” e a forma como o via. Daí escolher “o mundo da Steff” (petit nom ou diminutivo do meu próprio nome - Estefânia). O subtítulo “A Soma dos Dias” pretendeu ser a minha homenagem à Isabel Allende, que tem um livro com esse nome, ao mesmo tempo que pretendia passar a ideia que as histórias que iria contar seriam sobre temas do dia-a-dia.

Qual a principal temática ou temáticas que podemos encontrar no seu blog?
- O início do blog passou mesmo por dar a ler a minha opinião sobre o mundo que me rodeia. Escrevia exclusivamente crónicas que passei a publicar no blog e, mais tarde, em jornais regionais, como o Semanário Registo e o P3 do Público. Com o passar do tempo alarguei os horizontes da escrita. Neste momento o blog apresenta crónicas, contos (sempre escritos partindo dos versos de uma qualquer música), biografias sobre mulheres que foram excecionais por marcar a diferença e histórias de amor (verídicas) que ficaram para a eternidade.

Qual o seu objetivo como blogger?
- É claro que poderia dizer que o meu único objetivo é escrever porque isso me dá um enorme prazer. E isso é verdade. Mas assumo que gosto de saber que “sou lida” e de saber que cativei pessoas com a minha escrita. Portanto, diria que o meu objetivo é continuar a escrever e procurar angariar uma fatia cada vez maior de leitores para o meu blog.

Como surgem as inspirações para as suas postagens no blog?
- A inspiração surge de tudo o que me rodeia: dos acontecimentos diários no nosso país e no mundo (sobretudo para as crónicas). Como referi anteriormente, a inspiração para os contos surge das letras das músicas. Escolho alguns versos e daí crio um conto (que possivelmente nada terá a ver com a mensagem original da canção). Para as biografias (rubrica intitulada “Elas, as que fizeram a diferença”) e para as histórias de amor (rubrica “je t’aimais, je t’aime, je t’aimerai”), faço leituras e pesquisas depois de escolher “as personagens”.

Tem algum blog como referência?
- Sigo vários blogs de escrita mas não poderei dizer que algum é referência. Apenas gosto de ver e ler o que de bom se escreve por essa internet.

O que gosta de ler e não ler nos blogues?
- Sou muito eclética nos conteúdos que gosto de ver abordados nos blogues. Gosto daqueles blogs que pouco mais nos contam do que a vida no seu dia-a-dia (O estilo da Xio-quase-que-Mara). Gosto de alguns blogs de lifestyle, de blogs de crítica literária e cinematográfica. Aborrecem-me os blogs apenas dedicados à culinária. Mas acima de tudo aborrece-me aqueles blogs que consideram que têm de postar todos os dias…torna-se cansativo e por vezes sente-se que se postou mesmo para cumprir com essa “obrigação”.

Para quem tem um blog recentemente, que dica acha pode que ser útil?
- A única coisa que poderei dizer a quem tem um blog recente é que tem de se armar de muita paciência. O sucesso (salvo raras exceções) leva tempo. Angariar leitores fiéis não é fácil. Mas com tempo, paciência e posts de qualidade… chega-se lá.

Fale um pouco mais de si...
- Eu… como disse anteriormente, sou professora (neste momento de Educação Especial). Adoro literatura, cinema e música. Gosto muito de escrever. Gosto muito de ensinar. Gosto de juntar isso tudo e desenvolver workshops de escrita criativa. Sou sonhadora. Gosto muito de animais mas assumo que tenho uma enorme preferência por gatos. As raposas e os burros também têm um lugar especial. Adoro calor, logo, para mim podia ser sempre verão. Bebo café porque preciso e vinho porque mereço (Bebidas de eleição).

O que acha do nosso cantinho?
- Gosto do vosso blog pelas mesmas razões que gosto do blog da Xio quase que Mara. Os Piruças trazem-nos um pouco do seu mundo, falam um pouco de tudo aquilo que os vai rodeando e interessando. É um estilo de blog, como disse, que me agrada. Gosto da ideia de ser escrito “a duas vozes”.

Obrigado Estefânia, foi um enorme prazer de ter passado aqui pelo o nosso cantinho.
Foi um momento agradável, para a próxima não pode faltar umas bolachinhas.
Leitores, passem pela página da nossa amiga Steff, carreguem na imagem em cima que vos irá direccionar para a página.
Mais uma vez obrigado e volte sempre!

2 comentários:

  1. Hello!

    Entrevista: muito interessante.
    Blogue: Gostei muito do que li. Rubricas muito apelativas. Textos bem escritos…

    Sem sobra de dúvida: a seguir (só não sei muito bem como é que funciona esta coisa do wordpress. É que a minha "fronha" não apareceu lá!).

    Obrigada por mais esta partilha de qualidade!
    Fiquem bem!
    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana!
      Rubricas muito interessantes que ensina o leitor ou bloggers a ter uma visão diferente em cada blogue.
      Criamos esta rubrica para dar a conhecer outros blogues.

      Beijinhos

      Eliminar