segunda-feira, 15 de abril de 2019

Conversa de Sofá II

Olá queridos leitores!

Depois da C. com o blog "O Meu Reino Da Noite", trazemos outra pessoa para vos apresentar!
E quem é? A Vera Gomes. A Vera tem 38 anos, embora tenha nacionalidade Portuguesa reside em Bruxelas de há 6 anos para cá.
Antes de mostrar as suas respostas deixo-vos a frase que nos enviou por e-mail, que saltou logo à vista:

"Sou feliz só por preguiça. A infelicidade dá uma trabalheira pior que doença: é preciso entrar e sair dela, afastar os que nos querem consolar, aceitar pêsames por uma porção da alma que nem chegou a falecer". Mia Couto

Vera, diga-nos qual é o nome do seu blog?
- Escadinhas do Quebra Costas".


Como e quando surgiu a ideia de criar o blog e qual a origem do nome escolhido?
- O blog existe há mais de 14 anos. Criei-o um ano depois de ter chegado a Lisboa, de armas e bagagens. No auge dos meus 24 anos, desastrada q.b. uma série de amigos incentivaram-me a escrever. E eu, como gosto de escrever, decidi escrever sobre as parvoíces de uma tripeira que se exilou em Lisboa. O nome do blog é a minha morada em Lisboa. As Escadinhas do Quebra Costas existem, são em Alcântara e têm muita histórias para contar! Como a internet é uma aldeia global, mantive o nome dos Escadinhas ao longo dos anos. Afinal, somos todos vizinhos!

Qual a principal temática ou temáticas que podemos encontrar no seu blog?
- Ao longo do tempo a razão de existência do Blog foi mudando. Se começou por ser um sítio de partilha com os amigos das minhas peripécias (por exemplo partir uma janela para entrar em casa e ter percebido depois que tinha a chave no bolso), o blog foi também acompanhando a evolução da minha vida. Nos dias que correm, é mais orientado para educação e sensibilização para as doenças inflamatórias do intestino (condição que tenho desde os 27 anos), mas também das viagens que faço, dos livros que leio, etc. Continua a ser um blog sobre vivências pessoais, mas com uma Vera menos desastrada que há uns anos!

Qual o seu objectivo como blogger?
- Hoje o meu objectivo é claro: educar e sensibilizar para as Doenças Inflamatórias do Intestino (Crohn, Colite Ulcerosa, etc). Há muito preconceito em torno deste tipo de doenças, há muita desinformação a circular e muita gente que se tenta aproveitar do desespero de uns para encher os bolsos. E isto, confesso, irrita-me profundamente. Acredito que um paciente bem informado saberá tomar decisões melhores para ele e conseguirá relacionar-se melhor com a equipa médica que o segue.

Como surgem as inspirações para as suas postagens no blog?
- O mundo que me rodeia é uma grande inspiração! Os mais de 20 mil doentes em Portugal são um motivo de força e coragem de falar sem preconceitos! Como estou envolvida activamente em algumas comunidades online com milhares de pacientes, quer em portugal quer no estrangeiro, as dúvidas que colocam, por exemplo, servem de inspiração para os posts. Claro que os cozinhados do Mais Que Tudo que me fazem sentir que não tenho nenhuma restrição alimentar (e sendo eu bom garfo) ajudam também a ter conteúdos para partilhar.

Tem algum blog como referência?
- Sigo alguns blogs a nível internacional, normalmente associados a ciência, medicina ou mesmo outros doentes que têm o mesmo propósito que o meu. o Colitis Ninja; o Farmale. Gosto também de seguir o Scimed e ir descobrindo blogs nacionais, como foi o caso dos Piruças que descobri por acaso num grupo no facebook.

O que gosta de ler e não ler nos blogues?
- Não gosto de ler posts com erros de conteúdo, quando por exemplo, não fazem o trabalho de casa como deve ser e passam informação errada sobre um determinado tema. Se for na área da saúde então, confesso, quase que me espumo e é o suficiente para não voltar a esse blog. Acho que como bloggers temos uma responsabilidade muito grande na qualidade de informação que passamos.
Gosto de ler criticas sobre livros, viagens, eventos culturais. Normalmente quando vou a Portugal, vou visitar exposições, ao teatro ou até comprar livros com base naquilo que vou lendo na blogosfera.

Para quem tem um blog recentemente, que dica acha que pode ser útil?
- O melhor conselho que posso dar é que encontrem a vossa identidade e sejam consistentes. Por vezes é melhor não escrever do que escrever só porque sim. Conteúdos de qualidade garantem retorno de audiência. Ser um “influenciador” vem com responsabilidades, e por isso a qualidade e veracidade da informação que passam no vosso blog é importante.

Fale um pouco mais de si...
- Sou tripeira que se exilou em Lisboa e depois, por circunstancias da vida profissional, aterrou em Bruxelas onde vivo há quase 6 anos. Sinto imensa falta do sol, da comida e da família e amigos que deixei em Portugal, mas onde vou com bastante regularidade. Sobretudo, por causa da luta que iniciei em prol das pessoas com uma Doença Inflamatória do Intestino. Há quem diga que sou uma força na natureza, por pôr toda a minha energia e paixão no que faço, quer a nível profissional quer a nível pessoal. Eu cá acho que sou simplesmente louca e acredito que poderei fazer pequenas mudanças para tornar o mundo melhor para muitos!

O que acha do nosso cantinho?
- Como já disse, descobri por acaso e tornou-se um dos blogs que vou seguindo, mesmo em silêncio. Gosto imenso da dualidade de ser um casal a escrever e juro que aquele sofá com as mantinhas que têm na cama é mesmo convidativo a sentar-mo-nos e lermos as vossas histórias. E claro: aguardo para saber qual o desafio pessoal que vos anda a roubar tempo para escrever no blog! ;)

Gostaram? Toca a visitar e seguir o blog! Conseguem encontrar o link carregando na imagem do blog!

Vera, obrigada por ter participado e foi um prazer por se sentar no sofá! Continua assim com essa energia toda. :)

2 comentários:

  1. Gostei do blog apresentado e de conhecer mais uma bloguer interessante
    Bjs e abraços

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Mulher tímida

    ResponderEliminar