quarta-feira, 28 de agosto de 2019

O Homem do Saco

Olá pessoal!

Hoje, vamos falar de uma lenda, que provavelmente vocês já ouviram falar quando éramos crianças. Quem nunca ouviu a frase:

"CUIDADO COM O HOMEM DO SACO"

OU

"SE NÃO TE PORTAS BEM, O VELHO DO SACO, VEM BUSCAR-TE A CASA"

Foi uma personagem popular, utilizada por adultos para amedrontar as crianças. Os pais usavam essas expressões, para assustar ou para forçarem as crianças a serem obedientes.
Esta lenda urbana, foi contada, por séculos e séculos. É provável que os vossos familiares conheçam essa lenda.

Os Piruças, andaram a pesquisar sobre essa lenda e como surgiu. Pelo o que pesquisamos há muitas teorias em redor da lenda mas a que destacou mais foi a seguinte:

É uma história comum, que decorre no século XIX. Gira em volta de famílias de agricultores pobres, que precisavam de gastar pouco na viagem com os filhos para visitar os parentes próximos.

Em 1913 por questões práticas, os correios dos EUA, só mandavam cartas com um limite de 907g (2 libras). Então os correios criaram, o serviço de encomendas postais, permitindo mandar pacotes de 4.98kg até 9.07kg (11 libras até 20 libras).

Os pais do bebé James Beagle, de 8 meses, quando descobriram que os custos de envio de encomenda postal, seriam menores do que um bilhete de comboio. Fizeram as contas e mediram o seu rebento - pesava 4.53kg (10 libras).
Ficaria  apenas 15 centavos, mais os 50 dolares do seguro em caso de perda ou extravio. Decidiram  enviá-lo pelo o correio para passar um tempo com a avó.
Os correios não tiveram remédio a não ser carimbar e enviar. Não havia regra que dissesse que a encomenda não podia ser um bebé.

As fotos com os bebés dentro das sacolas dos carteiros, foram apenas para poses humorísticas .

Não demorou muito para a história do pequeno James viralizar, "a história gerou algumas manchetes quando aconteceu, provavelmente porque o bebé era tão fofo", afirma a historiadora do serviço postal EUA - Jenny Lynch.
Após a notícia aparecer nos jornais, outras famílias começaram por fazerem o mesmo.

Derivado ao volume de entregas de encomendas postais, os correios subiram o limite máximo para 22.6kg (50 libras).

  • No dia 19 de fevereiro de 1914, a Charlotte
    Charlotte May
    Maio Pierstorff, de 4 anos, foi enviada da sua casa em Grangeville, Idaho, até a casa dos seus avós, cerca de 120km (73 milhas) de distância com selos colados no casaco. - A história ficou conhecida que virou um livro infantil - MAILING MAY.
  • No dia 27 de abril de 1915, a Edna Neff, de 6 anos, seria a recordista. Foi enviada de Pensacola, Flórida, até Christiansburg, Virgínia com percurso de 1.158,73km (720 milhas).

Pode parecer chocante nos dias de hoje, mas naquela altura era normal. As crianças  não eram colocadas em sacos, junto com outras encomendas e trancadas nos vagões de carga do comboio.
As crianças eram simplesmente acompanhadas pelos os funcionários dos correios pelo caminho.
Muitos desses funcionários eram conhecidos pelas familias. Daí haver confiança dos pais em entregar os filhos de olhos fechados. 

No ano seguinte, em 1914, os correios decretaram que era ilegal, enviar crianças (sob pressão de alguns jornais, que era ilegal). Ainda assim, com a ajuda dos funcionários coniventes, os "pacotinhos" continuaram a ser enviados até 1920. Acabou de vez, enviar crianças por correio, quando se tornou um crime federal nos EUA. 

Nota: Poderá haver alguns erros nesta pesquisa, verificamos várias fontes e havia algumas discrepâncias nas informações.

Fontes:

6 comentários:

  1. Olá, queridos!
    Não tinha ideia da história da lenda. E, sim quando era mais pequena lembro-me vagamente de episódios hehehehe
    Beijinhos


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!

      Quando éramos pequenos, havia sempre uma personagem que os nossos pais diziam para incutir o medo ou respeito. Pelo menos andávamos na linha. Ahahah

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Uau!!! A lenda tem mesmo uma origem. LOLOLOLOL
    Na minha terra também se dizia isso, mas havia um senhor que andava sempre cheio de cordas (dentro de sacos, à volta dela, enrolados, nos braços...) e então também se assustavam as crianças com "o velho das cordas". LOL
    Gostei muito de conhecer a origem da lenda.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Olá Marisa!

    Por aqui, os meus pais falavam do velho das barbas que andava sempre com um saco de serapinheira às costas. Os meus pais diziam que quem porta-se mal, o velho levava as crianças dentro do saco.

    Na altura tive muito medo, mas agora até acho piada a essas histórias.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Desconhecia de todo!!! Comparando com as coisas atrozes que ouvimos hoje em dia que acontece as nossas crianças, seria impensável repetir!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Titica!
      É verdade, era impensável deixar o meu filho entregue a estranhos e os tempos de hoje era possível ser extraviado. 😂

      Beijinhos

      Eliminar