terça-feira, 5 de junho de 2018

"Opte por amar mais"


Hoje mostramos um vídeo que tem estado a ser debatido nos últimos dias, gerando também alguma polémica.
O vídeo é da iniciativa do Ministério da Saúde e pretende alertar para as doenças que se desenvolvem através do consumo de tabaco, causando a morte de cada vez mais pessoas. O vídeo tem também a ver com o aumento de mortes de mulheres na faixa etária da actriz, resultantes de cancro no pulmão.

O video conta com cerca de 15 minutos. É grande mas vale a pena ver até ao fim. Na minha opinião a mensagem que querem passar é forte e não seria fácil de passar num video mais pequeno.

Este vídeo tem gerado controvérsia porque muitas pessoas consideram que se estaria a considerar uma mãe de irresponsável ou negligente ao fumar em frente da filha. Não quero tecer muitos comentários nesse sentido, mas o que é certo é que existem muitos pais que fumam à frente dos filhos, no entanto, não quer dizer que os mesmos possam vir a fumar no futuro. Eu sou um exemplo disso. O meu pai fumou durante muitos anos, sempre à minha frente e eu nunca tive vontade de fumar. Já o meu irmão começou a fumar quando andava na escola (portanto, sem qualquer influência do pai) e deixou em determinada altura da vida dele.

Sim, existem várias coisas que as crianças vão aprendendo a fazer por verem os pais fazerem. Quer para o lado bom quer para o lado mau. Mas isso não quer dizer que isso se aplique ao extremo.

Se temos de educar as nossas crianças no sentido de evitar este tipo de vícios? Claro que sim. Se devemos elucidar as crianças do que é um cigarro, a que é que sabe, deixar experimentar quando a curiosidade é muita? Sim, claro que sim. Mas isso não quer dizer que a criança venha a fumar quando tiver idade para decidir. E não quer dizer que as mesmas vão atrás do vício que os pais possam ter.
Temos de sensibilizar sim, sem qualquer dúvida. Mas não deveríamos levar estas campanhas ao extremo e que se evitem comentários do género "que negligente fumar ao pé da filha..." Vamos pensar na mensagem que o video quer transmitir, vamos prevenir, sensibilizar e alertar os que nos são próximos, sejam eles fumadores ou não, sejam crianças ou não, para que evitem mais mortes por causa do tabaco. Sobretudo numa idade tão jovem.

Num mundo ideal "as princesas não fumam", nem os príncipes, nem os reis, nem as rainhas...

 Que acharam do vídeo?

Sem comentários:

Enviar um comentário