sexta-feira, 1 de junho de 2018

Dia Da Criança


Hoje celebra-se o dia da criança.

Ao contrário do que verifico hoje, este dia "no meu tempo" - como dizem os mais velhos - não era tão celebrado. Sim, havia actividades na escola desenvolvidas pelos professores e educadores. Mas, no seio familiar a data passava um bocado ao lado. Não me recordo de alguma vez ter recebido presentes nesta data, ou até de o ter passado com os meus pais.

Todos os dias são Dia da Criança, e por isso devemos tornar os dias das nossas crianças mais felizes, não só hoje mas sempre. Sejamos nós pais, avós, tios, primos.. sempre que existe a possibilidade de estarmos com elas, devemos sempre  tentar fazer desse momento um momento especial.
Sei que é fácil falar, no entanto, às vezes não é preciso muito. Basta dar-mos-lhes um bocado de tempo e atenção, esquecer tudo o que temos para fazer relacionado com a casa e com o trabalho, e claro alinhar nas brincadeiras que nos propõe...
A vida já é uma correria e tendencialmente, devido ao que temos para fazer no dia-a-dia, não aproveitamos da melhor forma com os nossos filhos, sobrinhos, etc.

Quanto a mim... tenho saudades dos tempos em que era criança, da minha inocência, de poder brincar na rua e com coisas que agora as crianças não acham piada, de não ter preocupações, de não ter responsabilidades, enfim... bons tempos!

Nunca me avisaram que crescer ia ser duro, ninguém me preparou para a complexa realidade de ser adulto. Não me disseram que não ia ser tudo cor-de-rosa, que iria ter de lutar por aquilo que quero, que iria ter de ser forte e que muitas das vezes me ia faltar o amparo. Não me preparam para a maldade que existe nas pessoas e no mundo.

Mas apesar disso, deram-me valores que na minha perspectiva são indispensáveis e deram-me ferramentas para ser a pessoa que sou hoje.
Apesar de adulta tenho ainda uma criança dentro de mim, que gosta de rir até doer a barriga, que gosta de "brincar" com os meus, que gosta de dizer piadas, que quando está com a sobrinha de 6 anos parece ter a mesma idade, que gosta de crer que não existe maldade, que vê a vida cheia de cor, que gosta de ver filmes de crianças, que gosta de sonhar...
Não deixem morrer a criança que existe em vós! 😋

Sem comentários:

Enviar um comentário