segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

A Menina Que Roubava Livros

Olá leitores!

Por se comemorar hoje os 75 anos de libertação dos campos de concentração de Auschwitz, escolhemos ver este fim-de-semana o filme "A Menina que Roubava Livros".
Eu já o tinha começado a ver mas nunca terminei, e o Piruças tinha-o na lista de filmes pendentes para ver.
Vejam a nossa opinião mais abaixo.

Imagem Retirada da Internet
SINOPSE:
Liesel Meminger é uma menina de nove anos que vive em Munique com a sua família adoptiva, durante os difíceis anos da Segunda Grande Guerra. Ensinada a ler por Hans, o seu novo pai, ela entrega-se aos livros que rouba e que vai partilhando com os seus amigos e vizinhos. E é assim que nasce uma amizade profunda com Max, um jovem judeu que vive escondido na cave de sua casa e que, tal como ela, se refugia na literatura para escapar à dura realidade. Mas, um dia, ele é obrigado a partir, deixando Liesel mergulhada em desespero.
Narrado pela voz da morte, um filme dramático realizado por Brian Percival (conhecido pelo seu trabalho nas séries “Norte e Sul” e "Downton Abbey") que se baseia no livro homónimo do australiano Markus Zusak.

TRAILER:



Géneros: Drama
Realizador: Brian Percival
Elenco: Sophie Nélisse, Geoffrey Rush, Emily Watson

OPINIÃO:
É sem dúvida, na nossa opinião, um excelente filme. A personagem Liesel Meminger é sublime.
Uma menina que se refugia nos livros para fugir a uma guerra. Uma menina que apesar de passar por várias perdas, consegue continuar a sonhar. Apesar da fome e da guerra, vemos a vida pelos olhos de uma criança cheia de coragem e de coração inocente.
O facto do narrador ser a morte trás um tom irónico ao drama. Com todo o lado negro da guerra há uma partilha enorme de emoções entre as personagens, humor e simplicidade.
Uma história em que dá para rir, chorar e acima de tudo nos faz pensar sobre ela e, se calhar, ver a vida de outra forma. Outra parte boa neste filme é que se está à espera de um final e acaba por ser outro totalmente diferente.
Já viram o filme? Que acharam?

AVALIAÇÃO: ⭐⭐⭐⭐⭐

NOTA: Faz hoje 75 anos que o mundo se tornou melhor, celebrando-se a liberdade dos muitos Judeus que se encontravam nos campos de concentração de Auschwitz a lutar pela vida.
É importante, relembrar nos dias de hoje, aonde é que o racismo levou milhares de pessoas inocentes. Vale a pena parar para pensar nisso. Vamos continuar a lutar por um mundo justo, com o direito de igualdade para todos, sem racismos e guerras.

Quem não conhece sua história, está condenado a repeti-la.

10 comentários:

  1. Desconhecia o filme, mas gostei do post fiquei com vontade dever
    Bjs
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Jardim Botânico Tropical

    ResponderEliminar
  2. Esses tempos foram muito duros.
    Pessoas inocentes viveram horrores.
    Obrigada por partilhar.
    Desconhecia o filme.
    Cumprimentos,
    Megy Maia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Megy. Bem verdade... e por mais livros e filmes que nos dêm a conhecer só quem lá esteve sabe a realidade daquele local. Ainda assim aconselhamos a ver o filme!

      Eliminar
  3. Li o livro e amei, depois também gostei muito do filme, não me desiludiu, normalmente os filmes não são tão bons como os livros, para mim, claro. Aconselho vivamente!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também temos a mesma opinião. Não neste caso porque nao lemos o livro que deu origem a este filme, mas temos outros exemplos que nos fazem ter a mesma opinião.

      Eliminar
  4. Este link apareceu-me por acaso. Gostei do post, mas sinceramente não me parece que seja um filme que consiga ver. Não é um assunto que goste, mesmo que saiba que é um momento na história que não deve, jamais, ser esquecido. Mas tento sempre manter-me afastada de todo o ato que prova a completa estupidez humana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Antes demais damos as boaa vindas ao nosso cantinho. Compreendemos a sua posição, mas aproveito para lhe dizer que há filmes mais agressivos sobre esta temática. O filme foi "romantizado" e baseia-se muito nos livros, no amor, na família e na união. Obrigada pelo comentario. Bjs

      Eliminar