domingo, 26 de abril de 2020

Como Fazem as Vossas Compras?

Imagem Retirada da Internet 
Olá leitores!

Esperemos que estejam todos bem?
Se continuarmos assim e respeitarmos as normas da DGS, mais depressa sairemos do estado emergência e estaremos a abraçar as nossas famílias.

O tema que vamos falar, é sobre as compras. Nós antes da pandemia, já fazíamos compras online e até 90% dos artigos vêm do estrangeiro, pelo o motivo de estar mais em conta em relação ao nosso país. Com a situação da pandemia, tivemos que adaptar e contornar algumas situações.

No que toca, a abastecer em bens alimentares, higiene, de produtos de limpeza e outros para a casa, por hábito fazemos de modo mensal. Durante a semana compramos o que se vai gastando mais. Com a situação que está a decorrer no nosso país, tentamos evitar várias idas aos supermercados, entre outros estabelecimentos. Vamos só em último recurso.

Face a situação do país, vai afectar a economia, principalmente os pequenos produtores e pequenas empresas, que precisam trabalhar diariamente, para poder também colocar o comer em cima da mesa.
Para que a nossa economia de certa forma, não chegue a números negativos, temos de facto consumir ou comprar tudo o que seja made in Portugal.
Optámos comprar frutas, legumes, pão, peixe e entre outras coisas a pequenos produtores e vendedores com a opção de ser entregue ao nosso domicílio.  Assim evitamos sair de casa e de deixar estar em locais com aglomerados de pessoas às compras.

Há uns dias atrás, foi necessário comprar um artigo e tivemos de comprar em loja online. O objectivo era comprar bom, barato e fabricado cá em Portugal. Infelizmente assim não aconteceu. Pesquisamos várias lojas online, de certa forma as lojas são mesmo portuguesas mas quando perguntavamos se era fabricado cá, a resposta era não, que era fabricado no país vizinho. Se a maioria dos artigos forem assim, como havemos de levantar o nosso país?

Portugal tem a capacidade de produzir, temos capacidade de inovar, temos a capacidade de evoluir em todos os sentidos. Porque é que não fazemos a diferença?

6 comentários:

  1. Por norma, vou ao supermercado às 4ªs e 6ªs feiras. Como compro sopas tem de ser assim porque as sopas não têm maior validade. Uso sempre máscara. Chego a casa, tomo banho e mudo de roupa, colocando a que despi a lavar.

    Nunca comprei nada online. Falta de hábito, admito

    ~Um domingo feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!

      As compras online é uma questão de hábito, também não compramos tudo por lá, pelo motivo que há coisas que tem de experimentar na hora antes de comprar.
      Por aqui não deixamos de ir completamente ao supermercado, mas tentamos evitar o quanto podemos.

      Abraço.

      Eliminar
  2. Gostei do texto! Claramente que muita coisa não é feito cá e o que é é mais caro. Porém, temos que começar a olhar para "os nossos" para ajudar a levantar o País! Concordo! Ma online parece difícil!
    -
    Ler com olhos de ler, coração comovido.
    -
    Beijos e um excelente noite Domingo, em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cidália!

      Para nós ao início, fazer compras online era difícil e sempre com alguma desconfiança. Depois habituamos e aprendemos alguns truques para saber se é de confiança ou não.
      O que é fabricado no nosso país é de facto que é mais caro em relação a outros países. Cada vez mais, é mais fácil de comprar artigos, noutros países com preços bastante em conta e com qualidade. Para isso Portugal tem de produzir e aplicar mais preços em conta para que a maioria dos portuguese possam ter acesso aos artigos.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Bom dia!
    Concordo convosco. Nós temos de ajudar a nossa economia a erguer-se e tentar por tudo comprar produtos nacionais. Mas também sei que nem sempre é fácil e que há produtos específicos que não há por cá. Contudo, mesmo não sendo cá fabricados, sempre ajudaremos os intermediários. Já é qualquer coisa (se não houver mesmo português).
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      O importante é ajudar a nossa economia para que não bata no fundo, nem seja pior que a troika 2009.

      Beijinhos

      Eliminar