terça-feira, 23 de julho de 2019

Gerês

Olá leitores!
Como está a correr as vossas férias ou como vos correu?
Aqui Os Piruças, estamos muito tristes, já fizemos birras, choramos babá e ranho, porque acabou a nossa semaninha de férias.
Ficamos tão mal habituados, nem cozinhar já sabemos! Ahahah

Vamos contar como foram as nossas férias e os pormenores de uma terra tão pequena, mas com uma bondade tão grande da parte da população. Sendo um local rico em cascatas naturais, também a sua população é rica em simplicidade e simpatia.

Ermida... uma aldeia que fica no Gerês. Foi a terra onde fomos tão bem recebidos como se fossemos da família. O senhor Lázaro e a Dona Filipa, são um casal com uma enorme simpatia, estavam sempre com um sorriso no rosto e bem dispostos. Não nos deixaram faltar nada na Casa do Criado. Assim é o nome do seu alojamento, não tem nada de chique e nem tem nada a ver com um hotel 5 estrelas. Tem algo de rústico e um conforto de um lar. O que torna rico o alojamento é a vista para a natureza, como também a vista da esplanada para a piscina. As refeições... bem as refeições são bem servidos que uma travessa, sem exagero dá para três pessoas. É comida caseirinha e deliciosa!

Imagens Retiradas da Internet

Imagens D'Os Piruças

O que acharam até aqui?
Só com estas vistas, já dá vontade de ir! Então esperem para vos mostrar mais de um pouco do Gerês. Como estavamos acompanhados com o pequeno, não podemos deslocar a alguns sítios pelo motivo de os percursos serem perigosos, então fomos onde achamos ser seguro.

1° DIA:
Fomos até à Cascata da Rajada que fica 20 minutos do Alojamento, passamos pela aldeia de Ermida e entramos dentro da floresta pelo trilho sinalizado.
Sendo nesta época do verão as cascatas não correm muita água, mas não deixa de resplandecer a beleza da natureza.
Depois de um belo almoço fomos conhecer o São Bento da Porta Aberta.

Imagem d'Os Piruças
2° DIA:
No dia seguinte, fomos até à Cascata do Arado e ao Miradouro da Pedra Bela. Depois de um almoço bem servido, fomos resfrecar nas águas límpidas de uma das praias fluviais do Gerês.

Imagens d'Os Piruças
3° DIA:
No terceiro dia, fomos dar um saltinho a Espanha e aconselharam-nos a ir às termas de água quente em Lobios, mais precisamente em Caldaria de Lobios. Bem... a água é mesmo quente! Depois na volta às origens, parámos na Cascata da Portela do Homem.

Imagem Retirada da Internet
Imagem d'Os Piruças
Foi bom quanto durou, deu para descansar o nosso psicológico. Conhecemos pessoas novas e relaxamos muito na piscina.
Uma curiosidade sobre esta linda zona: a festa anual realizou-se enquanto lá estivemos, ou seja, ao contrário de grande parte das terras que celebram a sua festa anual ao fim-de-semana, Ermida realiza a sua festa durante da semana! Neste caso iniciou na 3ª feira e terminou na 5ª feira. É claro que depois de um dia de piscina, praia e passeios ainda tínhamos força e animação para uma festança e uns pezinhos de dança!
Esperemos poder voltar um dia para conhecer mais do Gerês, pois acreditamos que faltou muito por ver.
Boas férias, para quem está e quem não está... aproveite para ir. 😉