quarta-feira, 3 de julho de 2019

Ainda Sobre a Matilde...

Olá Leitores!

Como estão?

Vivemos num país um tanto estranho. 

Ontem de manhã os pais da Matilde anunciaram que, devido à generosidade do povo Português, já tinham o valor que necessitavam para o medicamento da pequena Matilde. Ficámos contentes por termos contribuído e orgulhosos deste do nosso povo, porque apesar de tudo quando é para ajudar o próximo sabemos unir-nos. 

Mas... da parte da tarde os Piruças depararam-se com a seguinte notícia:


Caraças!! Então foi preciso os pais conseguirem o valor para o Ministério da Saúde se chegasse à frente?
Não sabemos até que ponto é que esta notícia é verdadeira... mas reparem: o que era muito complicado até aqui passou a ser demasiado fácil.

"O ministério da Saúde, o hospital de Santa Maria e o Infarmed estão a trabalhar em conjunto para encontrar uma solução para que a bebé Matilde, diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1 – a forma mais grave desta doença rara, possa receber o tratamento em Portugal. E a despesa com o medicamento Zolgensma, que custa quase dois milhões de euros (2,125 milhões de dólares), será custeada pelo Estado português."

"O Infarmed terá de aprovar a administração do medicamento em tempo record e o hospital e o próprio serviço onde o medicamento será administrado terão de ser certificados. Mas no máximo em uma ou duas semanas, a Matilde poderá estar a receber o tratamento “milagroso” no âmbito do Serviço Nacional de Saúde."

No entanto, a Matilde continua a depender que a médica que a acompanha prescreva o tratamento, se entender que é imprescindível e a melhor solução para este caso. 

Só esperamos que tudo corra pelo melhor para a pequena Matilde e que estas burocracias não a impeçam de ser salva.
Também esperamos que o Estado não se lembre de cobrar os 20% da doação para o imposto. Esperemos...

Sem comentários:

Enviar um comentário