quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Reportagem - " A Rede"

Imagem Retirada da Internet
A semana passada, passou na SIC uma reportagem pela mão da Conceição Lino, chamada "A Rede".
Só esta semana consegui ver os 3 episódios e confesso que me sinto chocada.

Apesar de saber que existem pessoas com uma imaginação muito fértil, com uma maldade enorme e com falta de vida própria na verdade achei que coisas como as que foram relatadas era impossíveis de acontecer. Não só pelo tamanho do enredo mas também por achar que nenhum ser humano seria capaz de causar tanta maldade, só porque sim!

Para quem não viu, a reportagem baseia-se num relato na primeira pessoa, sobre uma senhora que tinha, com certeza, muito pouco para fazer da vida e por isso através do Facebook, começou a aproximar-se de algumas pessoas. Isto seria tudo normal, se a dita senhora, não se estivesse a fazer passar por outra pessoa. Para além de se aproximar das pessoas comunicando com elas diariamente, dando detalhes da vida (que não era a sua), inventou um cancro e tratamentos para o mesmo, inventou personagens, como por exemplo uma mãe e uma irmã, simulou acidentes e até a sua própria morte.
Apesar de ter simulado a sua própria morte, a história não ficou por aqui. E só acabou quando o principal lesado começou a achar estranho alguns contornos que a situação estava a tomar.

O principal lesado desta história foi o Nuno, mas existem mais pessoas envolvidas. Aconteceu com o Nuno mas poderia ter acontecido com todos nós. Como o mesmo diz: "qualquer pessoa pode cair nesta rede, nesta teia. Acho que fui escolhido por alguns critérios e deixei-me ir, fui levado…Todos nós passamos por fases de altos e baixos e estamos mais susceptíveis a uma abordagem mais carinhosa, a uma atenção… Se calhar, pode ter começado por aí. Houve uma ligação bastante grande e, a partir, daí a tal rede foi construída”.

A senhora que provocou toda esta situação é uma professora de Lamego, divorciada e com 2 filhos. A situação não chegou a ir a tribunal, o Nuno e a verdadeira Sofia apenas receberam um pedido de desculpas por parte da professora. A mesma não teve qualquer consequência ao provocar tanto sofrimento aos intervenientes da história.

Nós, Os Piruças, apesar de nunca termos passado por algo semelhante, temos conhecimento de uma familiar que passou por uma experiência parecida. A história não foi tão longe, mas deparou-se com um perfil de facebook falso com fotos suas.

Para esta senhora e para todas as outras que provocam estas situações deixo um conselho:
"É melhor viver o nosso próprio destino de forma imperfeita do que uma imitação da vida de outra pessoa na perfeição". Elizabeth Gilbert

Para quem não viu em directo, pode ainda ver online. Quem viu a reportagem? O que acharam? Já passaram por algo semelhante?

14 comentários:

  1. Eu vi, achei uma reportagem muito boa, alerta as pessoas para alguns perigos e que pode acontecer a qualquer pessoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode acontecer com qualquer um e nunca estaremos preparados para que isso nos aconteça.

      Eliminar
  2. Eu vi alguns episódios e confesso que achei a história assustadora, a pessoa que elaborou tudo isto, ultrapassa certos limites e para mim é 50% psicopata e 50% sociopata!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo Titica. E haverá muitos mais assim. Resta esperar que fiquem longe de nós!

      Eliminar
  3. No tempo do hi5 e dos fotologs passavam a vida a roubar-me fotos e a criar perfis falsos, um dia em plena Alvalaxia conheci um rapaz que me disse que o amigo namorava comigo, detalhe eu não sabia de nada. Era alguém que usava as minhas fotos como se fosse de Coimbra e o moço estava apaixonado por uma pessoa que na verdade não era "real", na altura nem sei como ficou a história, expliquei ao rapaz que me contou a história (e me mostrou as provas) e pedi-lhe que contasse a verdade ao amigo.
    Há uns 2 anos também fui alertada por um amigo de que uma moça supostamente do algarve usava as minhas fotos num perfil do Badoo. Ainda criei um perfil para tentar denunciar o dela, mas não deu em nada e deixei-a lá com as minhas fotos. Para ser sincera nunca tinha pensado muito na confusão que alguém usar as fotos de outra pessoa podia criar até ver a reportagem.
    No entanto numa altura em que é tão fácil pesquisar a vida das pessoas online, não entendo como é que alguém cai numa teia dessas, cheia de dramas e não desconfia de nada.
    Mas é a tal história, achamos sempre que somos mais espertos que os outros, até ao dia em que nos calha a nós.

    https://www.sonhamasrealiza.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que situação Armanda! :s Concordo em parte, se bem que queremos sempre acreditar nos que nos rodeiam, vamos fechando os olhos a isto e aquilo... e depois.. tarde demais!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Grande reportagem
    A pessoa só pode estar completamente desequilibrada mentalmente, mas quantas haverão mais nesta Internet espalhadas
    Bjs e abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Cuidado Homens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Kique.
      Pois nem vamos pensar nisso.
      Obrigado pelo comentário.

      Abraço

      Eliminar
  5. Boa noite!

    Por acaso, acompanhei a personagem. Tenho de admitir que ao longo dos dois primeiros episódios achei que ia ser uma história sobre roubar dinheiro ou algo assim. Também fiquei chocada quando percebi que afinal era "apenas" alguém que se queria divertir a enganar os outros... E ainda por cima era uma professora...

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Na verdade também achei que iria ser isso. Bom fim de semana!

      Eliminar
  6. Não fazia a menor ideia, pouca tv vejo, mas a ver se encontro online. Fiquei curiosa.

    Beijinho
    www.danielasilva.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Daniela. Para ver online:https://sic.sapo.pt/Programas/a-rede/videos/2019-01-29-A-Rede---Primeiro-Episodio
      Obrigada :) Beijinho

      Eliminar
  7. Olá! Realmente, a Internet, é um mundo de possibilidades, mas também de maldades... eu cheguei a ver parte do desenrolar da história, tendo de ter muito cuidado com o que se partilha pelo facebook! Beijinhos, Mónica Rebelo do Blog Cozinha Com Rosto.

    ResponderEliminar