segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

TAG - PERGUNTAS LITERÁRIAS - O Piruças

Olá!

Fomos desafiados pelo Blog Faces de Marisa para o TAG - PERGUNTAS LITERÁRIAS.
Como não temos medo de desafios, aceitamos de ânimo leve 😊.
Por forma a ser menos cansativo cada um de nós vai responder separadamente.

Deixamos ainda este desafio aos Blogs:

#1 Gostas de ler?
Adoro ler desde criança.

#2 Qual foi o último livro que leste? Qual a tua opinião sobre ele?
O último livro foi a "Heresia" de S. J. Parris e podem ver a opinião clicando no link acima.

#3 Com que frequência lês?
A minha disponibilidade tem sido pouca, mas quando tenho um momento mais traquilo, gosto de pegar num livro e entrar no mundo da fantasia.

#4 Qual foi o último mau livro que leste?
Tenho alguns, mas o último que li e não gostei foi "Os Olhos do Faraó", nem cheguei acabar de ler.

#5 O que te faz não gostar de um livro? 
O que faz não gostar de um livro é a sua escrita, se não puxar pelo leitor, nem continuo a ler.

#6 Gostarias de ser escritor?
Escritor não digo, mas gostava de escrever um livro. Para isso teria de aprender como escrever uma obra.

#7 Um livro que influenciou a sua vida?
Penso que todos os livros influenciam um pouco.

#8 Lês literatura erótica?
Já li.

#9 Escreverias um romance erótico?
Porque não? Seria um projeto interessante.

#10 Qual é o teu livro e/ou série favorito?
Tenho um livro favorito que não pretendo desfazer dele que é o "Homem da Noite" de Mo Hayder. A série tenho algumas favoritas mas a que está em primeiro na lista é o Chicago Fire.

#11 Escritor/a favorito/a?
Não tenho.

#12 Género literário favorito?
Gosto de género policial, história e terror.

#13 Género literário que não lês?
De romance.

#14 Ficas sempre na tua zona de conforto na leitura?
Nem sempre, mas quando estou a ler tento sentir confortável.

#15 Livros físicos ou e-books?
Livros fisicos claro. Já experimentei e-books e não é a mesma coisa.
Gosto de folhear e cheirar os livros 😊.

#16 Onde aprendeste a ler e/ou quem te ensinou as primeiras letras?
Quem me ensinou as primeiras letras foi a minha mãe. Lembro-me tão bem como se fosse ontem.

#17 Os teus hábitos de leitura mudaram depois de teres o blog?
Um pouco, mas nada que não se consiga intercalar.

#18 Livro favorito na infância?
Os livros da minha infância que tenho como favoritos são uma coleção de "Os Cinco", "Uma Aventura" e os livros de Banda Desenhada.

#19 Personagem favorito?
A minha personagem favorita é o Harry Potter.

#20 Algum livro já te transportou para outro lugar?
Todos. Quando leio, imagino me dentro da história e faço-o desenrolar na minha cabeça, o espaço, o tempo e as personagens.

#21 Livros que gostarias que tivessem uma sequência?
Não tenho nenhuma preferência.

#22 Livro que não necessitava de uma sequência?
Até agora está tudo bem.

#23 Qual o teu pior hábito de leitura?
Desligo da realidade. Entro no mundo da fantasia e abstraio de tudo a meu redor.

#24 Quanto tempo levas a ler um livro?
Vai dependendo da minha disponibilidade, mas entre quinze dias a um mês é o tempo que levo a ler um livro.

#25 Gostas quando um livro é adaptado ao cinema/televisão?
O que passa no livro, acaba por não ser igual quando é adaptado ao cinema, mas não desgosto.

#26 Livro arruinado pela adaptação ao cinema?
Não tenho ideia de um livro.

#27 Lês jornais ou revistas? Qual preferes?
Lê-o ambos. Tenho preferência o jornal O Correio da Manhã.

#28 Lês na cama, casa-de-banho, automóvel, autocarro, praia, jardins públicos ou cafés?
Não tenho problema em ler em que local for, mas na casa de banho nunca experimentei.

#29 Local favorito para ler?
Adoro estar na sala sentado no sofá a ler.

#30 É difícil concentrares-te na leitura?
Não tenho esse problema.

#31 Precisas de silêncio total para ler?
O barulho não faz diferença, mas também depende do barulho.

#32 Quem te transmitiu o amor pela leitura?
Ninguém! Na minha familia directa, ninguém gosta de ler.

#33 Escritor/a que gostaria de entrevistar?
Gostaria de entrevistar a autora J. K. Rowling.

#34 Escritor/a que daria um/a excelente amigo/a.
Talvez o escritor Dan Brown.

#35 Livro que releste mais vezes.
Não costumo de reler os livros, mas consigo olhar para a capa do livro e dizer o resumo do mesmo.

#36 Escritor/a clássico favorito/a?
Luis Vaz de Camões.

#37 Livros que deviam ser indicados na escola?
Quando andei na escola, gostei de ler os livros da autora Sophia de Mello Breyner Andresen e os "Lusíadas" de Luis de Camões .
Por mim poderiam manter essas obras.

#38 Livros que deviam ser banidos da escola?
Para mim devia ser "Os Maias" de Eça Queiros, foi um livro que custou muito a ler e saber interpretar.

#39 Preferes ler um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?
Não tenho por hábito de ler vários ao mesmo tempo. Gosto de ler um de cada vez.

#40 Qual a tua política de empréstimo de livros?
Não gosto de emprestar os livros. Tento estimar e cuidar dos livros que gostei de ler.

#41 O que estás a ler?
Estou a ler a "Profecia" (abram o link e vejam a minha opinião) de S. J. Parris.

#42 Qual será a tua próxima leitura?
Tenho dois para ler, ainda não decidi, um é "O Boneco de Neve" de Jo Nesbo e o outro é "O Legado dos Templários" de Steve Berry.

6 comentários:

  1. Bom dia!!
    Que engraçado ver as diferenças entre os dois Piruças!!!
    Gosto muito!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nível literário somos um bocadinho diferentes, mas ambos adoramos ler. Beijinhos

      Eliminar
  2. Adorei as vossas respostas! Obrigada por me terem nomeado!

    www.aalfacinha.com

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante das vossas respostas :)
    Tambem respondi a esta tag aqui https://matildeferreira.co.uk/2019/02/01/tag-perguntas-literarias/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Matilde.
      Fui espreitar o desafio e achei-o muito interessante as respostas.

      Cumprimentos

      Eliminar