terça-feira, 28 de agosto de 2018

Será Amor ou Paixão?


Olá leitores!

Hoje vamos abordar um tema, mas na realidade não sabemos bem como o vamos abordar, porque o significado depende de pessoa para pessoa. Por isso vamos falar o que nós achamos.


Nós - Os Piruças -  temos a nossa opinião: no início de uma relação o que sentimos é paixão, por vezes tão forte e tão intenso que faz com que andemos nas nuvens. O amor é uma coisa que vamos construindo ao longo do tempo.
Quando dizemos a palavra que todos receiam, a palavra mágica, o AMO-TE, temos de ter a certeza que é isso que sentimos. tem de fazer sentido na nossa cabeça e coração.
Também sabemos que há vários tipos de amor, mas o que vamos falar é sobre o amor de pombinhos recentes.

Faz-nos confusão, porque temos alguns conhecidos que recentemente iniciaram uma relação. Até aí está tudo bem.... agora o que não entendemos (mas respeitamos) é que não perdem tempo de colocar nas redes sociais que estão num relacionamento, como também colocam post's passado 3 a 5 dias a dizer: "AMO-TE MUITO".
Depois passado alguns dias ou meses verificamos o fim de relacionamento.
Cada vez mais vemos pessoas a utilizar a palavra e dá-nos a sensação que não sabem sequer o significado da mesma.
Será que sabem o que significa amor?... será que confundem amor com paixão!... será que confundem amor com tesão! Achamos que brincam com os sentimentos e que um/a acaba por sofrer de desgostos pelos sentimentos alheios e precipitados.

Gostaríamos de saber a vossa opinião:

Como definem o amor?
Quando devemos dizer amo-te?

13 comentários:

  1. Palmas! Boa definição. Para nós é a definição exacta. A paixão é passageiro, é carnal. O amor é ou não é... É o que vale a pena lutar. Podemos estar apaixonados mais e mais a cada dia quando amamos, mas não é nada a mesma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Nós também concordarmos. O amor tem de ser construído peça a peça. É uma luta diária com altos e baixo. Não podemos desistir ao primeiro problema que apareça.

      Eliminar
  2. R: por acaso escrevi o post como brincadeira mas o que disseste é muito verdade! Principalmente os actuais vê-se muito isso!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao lemos o teu post, mas vamos ler :) Obrigada! Beijinhos

      Eliminar
    2. Qual o link ou o nome do texto para conseguirmos ler? Obrigada!

      Eliminar
  3. Quando somos mais novos, adolescentes, talvez, e iniciamos novos relacionamentos queremos ouvir a palavra o mais depressa possível quase como se fosse uma validação do relacionamento e colocá-la nas redes sociais é a cereja no topo do bolo pois não só validamos a relação para nós, como também para os outros.
    Mas, por outro lado, muitas das vezes as palavras são ditas porque naquele momento especifico do tempo, é a forma como sentimos o amor, é como achamos que o "amo-te" deve ser dito. E, para ser sincera, não vejo nada de errado.
    Dizer com 15 anos um amo-te tem um significado ou um poder diferente do que dize-lo com 26 mas, ainda assim, não deixa de ser significativo ou, mais importante, verdadeiro. As formas de o viver são opostas mas não devem ser menosprezadas.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo comentário.
    Como dissemos no post, isto vai de pessoa para pessoa e é claro que respeitamos cada um.
    Sim o amor ou o amo-te é tão válido para quem tem 16 como quem tem 26 ou mais.
    Por vezes vemos que maioria dizem amo-te de boca para fora só porque a parceira/o quer ouvir... porque não dizer quando realmente é isso se sente?

    ResponderEliminar
  5. bela definição do que é o amor. todos nos temos de aprender a destingir o que é o amor de paixão pois são dois sentimentos que se completam como Luís de Camões diz: " o amor é fogo que arde sem se ver"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Citação muito antiga e verdadeira. Obrigado AlwaySmile.

      Eliminar
  6. Amor é para ser aproveitado e desfrutado, a minha felicidade fica comigo:) Namoro à cerca de 10anos sou muito feliz mas nunca expus a minha vida sentimental nas redes sociais sou muito feliz e para dizer Amo-te concordo contigo é preciso saber bem e senti-lo na sua plenitude. Família muito linda a vossa,mega felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada!
      Somos da mesma opinião, não faz sentido expormos tudo nas nossas redes sociais.E até consideramos que quem o faz não é verdadeiramente feliz... mas isso daria panos para mangas. Muito obrigda, Votos de felicidades para ti também!

      Eliminar
  7. Concordo convosco na distinção que fazem entre amor e paixão. Amor é mais maduro, mais calmo, mais assente naquilo que somos quando nos entregamos a alguém na rotina dos dias, do que na loucura de um sentimento que nos faz perder as estribeiras... o amor é muito mais compreensivo, paciente, tipo um velhinho sábio, enquanto a paixão é a modos que um adolescente com uns copitos em cima.

    Mas a verdade é que não me causa impressão o uso """indevido""" da palavra Amo-te. Acho que, como qualquer palavra, ela transforma-se e molda-se de pessoa para pessoa, de circunstância para circunstância. Quando alguém diz Amo-te ao fim de 15 dias de namoro, pode estar somente a tentar passar para palavras o carinho, o fascínio, a diversão da descoberta, e embora possa não ser a palavra mais adequada, não vejo mal disso... naquele momento, é o que sentem vontade de dizer, e de palavras boas precisa o mundo! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Palavra-padrão! Obrigada pelo comentário. Concordamos com que dizes - "o amor é muito mais compreensivo, paciente, tipo um velhinho sábio, enquanto a paixão é a modos que um adolescente com uns copitos em cima" e "acho que, como qualquer palavra, ela transforma-se e molda-se de pessoa para pessoa, de circunstância para circunstância".
      Só achamos que quando aplicamos a palavra, quando a dizemos à outra pessoa, devemos estar seguros do que sentimos, para não a magoarmos.
      Uma boa semana :)

      Eliminar