quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Capuchinho Vermelho e o Lobo Mau

Imagem Retirada da Internet

 Bom dia leitores,

Vamos escrever um texto que tem a ver com um conto de histórias infantis mas vai servir para reflectir.
Certamente todos vocês leitores já ouviram a história da Capuchinho Vermelho e o Lobo Mau. Então vamos tornar esta fábula numa história real.

Quando éramos pequenos adoravamos ouvir as histórias, acreditávamos que era real e verdadeira que se passávamos há muitos anos atrás. Quando crescemos vemos que não passa de uma história para crianças... será que é?

Há uns anos estava a conversar com um colega sobre algo ou alguém, quando ele diz:

"TODAS AS HISTÓRIAS TEM DUAS VERSÕES"

Bem... aquela frase despoletou a minha massa cinzenta e fez me reflectir. Por vezes julgamos algo ou alguém sem ouvir as duas versões e tirar as nossas conclusões. 
Vocês estarão a pensar, mas o que tem a ver com a história em cima?! Calma que já lá chegamos.

Passado uns tempos com um outro colega a conversar e tal que sai uma questão que deixou a pensar. A questão era:

"NA HISTÓRIA DA CAPUCHINHO VERMELHO, O LOBO ERA MAU? OU INTITULARAM-NO DE MAU?"

Uou... o CPU começou a trabalhar como se fosse maquinaria pesada com os carretos a fazer barulho por falta de lubrificação 😂😂
Juntei 1+1=2. 

A conclusão que cheguei: a Capuchinho Vermelho e o Lobo eram amigos, ela conhecia toda a história do Lobo. Um dia mais tarde com inveja do Lobo começou por divulgar que o Lobo era matreiro e muito mau porque queria fazer mal á Capuchinho. 
A Capuchinho Vermelho como era muito doce e simpática acreditaram na história dela. O Caçador (para mim representa a sociedade), vai atrás do Lobo para o caçar porque têm muita estima e acredita na palavra da Capuchinho e a Avó (para mim significa a família) sofre no meio desta história.

Simplificando a história para a realidade: todas as histórias tem duas versões. Quando a sociedade só quer ouvir uma versão e desconhece a outra, automaticamente o outro Ser passa a ser rotulado mau da fita. Vão criticando, vão apontando o dedo sem se esforçar em conhecer os factos. Acabando por sofrer também a família.

Agora vos digo, já vejo os contos de história com outros olhos.

4 comentários:

  1. Um belo ponto de vista, também gosto de explorar esse sentido de tudo e amoral da história ser-se verdadeiro primeiro**ehehe beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Por vezes achamos que nada faz sentido até que um dia há um click, depois tudo flui e percebemos que andamos tanto tempo de olhos fechados. 😁

      Eliminar
  2. Como diz a identificate um excelebte ponto de vista .desconstruiste bem uma historia bem antiga:)
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Já algum tempo estava para escrever este post, mas na minha cabeça estava muito confuso como iria começar e desenvolver.
      Tenho aprendido muito com vocês e espero continuar a aprender. Obrigado e grande abraço

      Eliminar