sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Repórter TVI: "O Compadrio" em Pedrógão


Olá Leitores. 

Como todos ou quase todos já viram nas noticias... que não falam de outra coisa: o ordenado da Cristina Ferreira, a apresentadora da TVI! Para nós é chocante, mas o mais chocante ainda e é com algum desagrado e revolta que escrevemos sobre este assunto polémico.
Os Piruças assistiram a reportagem da TVI "O Compadrio", investigado pela jornalista Ana Leal no caso do incêndio de Pedrogão Grande. Para quem não assistiu a reportagem poderão ver o video em cima.

Infelizmente... acontece que muitas pessoas residentes no concelho, que ficaram sem casas o ano passado devido ao incêndio, não conseguiram ainda qualquer apoio para reconstruir a sua casa onde habitavam durante anos. Enquanto que casas de 2ª e 3ª habitação, barracas e palheiros já estão reconstruídas. Ah espera... é porque é familiares directos, indirectos, primos, filhos, irmãos... fogo já estamos baralhados com tantos familiares! O grave é as casas não eram habitadas há muitos anos. Houve e há muitos habitantes que estão a conseguir reconstruir as suas casas com o seu próprio dinheiro e existem pessoas que receberam míseros tostões para erguer de novo as suas casas.

É revoltante ver a postura dos presidentes de câmara, vices-presidentes, presidentes de junta, etc no decorrer da entrevista, sem conseguirem arranjar argumentos justificativos e sempre a tentar dizer que não era verdade, mesmo com todas as provas que a Ana Leal conseguiu recolher: desde e-mails a testemunhas. Ainda houve partes que se percebe perfeitamente que estão a gozar com o assunto como por exemplo:

"eu fiz porque me disseram para fazer assim" 
ou 
"sabíamos o que estávamos a fazer mas há mais pessoas na mesma situação" 
ou
"e-mails, quais emails, recebo muitos emails... "

Cada vez mais vivemos num país de "chicos-espertos", que não olham a meios para atingir fins, que não se importam com os outros...

É desumano assistir ao desespero e tristeza das pessoas que não conseguem recuperar as suas casas. Ainda mais desumano ver idosos em residências sociais que agora se vêm com um prazo de saída imposto, sem que as suas casas estejam recuperadas.

Senhores Presidentes, vices-presidentes, e restantes... tenham vergonha na cara! Assumam o que fizeram! Entreguem-se! Falharam completamente na vossa missão. Mostraram ser corruptos como outros tantos que existem neste país.

Professor Marcelo,  Sr. António Costa onde estão? Porque ainda não abriram a boca sobre este assunto?! Onde está a vossa preocupação? Onde estão os donativos que tanto pediram á população?

Precisamos que isto seja esclarecido. Precisamos que os corruptos paguem por tudo o que fizeram. Precisamos de ver a justiça deste país a trabalhar.

Mostrem o vosso descontentamento e partilhem. Somos mais fortes se formos unidos... Unidos jamais seremos vencidos.

2 comentários:

  1. Eu também vi esta reportagem e fiquei sem palavras! Realmente onde esta jornalista Ana Leal mete as mãos é fantástico! Excelente post!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Rita! Sim, de facto o trabalho da jornalista é excelente, gostamos muito das reportagens dela. Obrigada pelo teu comentário :)

    ResponderEliminar