terça-feira, 23 de outubro de 2018

Outubro Rosa (Projecto "Escreve-te")


Olá Leitores!

Este texto vem no seguimento dos Piruças se juntarem ao Projecto "Escreve-te".
O tema escolhido para ser abordado este mês pelos membros do projecto é "Outubro Rosa".

Certamente já deverão ter ouvido falar nesta campanha, mas para contextualizar a mesma nasceu nos Estados Unidos, Nova Iorque, em 1990 com a Fundação Susan G. Komen For The Cure que promoveu uma corrida com o objectivo de sensibilizar para a existência do cancro da mama e de angariar fundos.
Se repararem - para os mais distraídos - durante este mês, os laços cor-de-rosa alastram-se, pelos mais diversos locais, com o objectivo de apelar para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Este tema é-me muito sensível porque há cerca de 10/12 anos atrás vi a minha maior referência passar por este pesadelo. Tinha entrado na faculdade há pouco tempo quando a minha avó num exame de rotina foi alertada que algo não estava bem. Encaminharam-na de imediato para o IPO. Como estava em Lisboa fui eu que a acompanhei em todo este processo de início ao fim.

Começou por uma consulta onde o médico que a assistiu largou a bomba da forma mais directa e sem rodeios...

- "A sua avó tem cancro da mama"

Não sei se existe uma forma mais leve de dar esta informação a um paciente sem que este entre em choque. No entanto, a equipa que acompanhou a minha avó foi impecável.
Foi feita uma biopsia para perceber que tipo de monstro que tinha de enfrentar. Quando chegou os resultados vimos que era um tumor benigno. Foi necessária operação e radioterapia (felizmente não foi necessário fazer quimioterapia).

Foram horas, foram dias passadas no IPO, não falhei uma única consulta ou tratamento que fosse. Acompanhei-a em tudo, vi tudo, senti tudo como se fosse eu que estivesse com o tumor.
Chorar... claro que chorei... mas chorei no dia em que recebemos a notícia, nos restantes dias tinha de ser a pessoa mais forte para poder apoiar e mostrar a minha avó  que estava com ela para o que fosse preciso.

O tempo que passamos em tratamentos, vi e não tinha a noção que havia muitas mulheres com a mesma doença.
... Vi olhares cansados de tanto lutar contra aquele mostro... vi acompanhantes com olhares tão tristes mas sempre com um sorriso nos lábios para dar o incentivo... vi crianças inocentes a passar o seu maior pesadelo... vi um rodopio de ambulâncias que entram e saem com inúmeras pessoas que desistiram de lutarem contra este monstro.

Vi... vi tanto e senti tanto...

Quis ser útil e fazer voluntariado mas não me deixaram por ser estudante (sim, argumentaram que sendo estudante iria falhar em muitos dias que iriam precisar de mim).

O pesadelo terminou mas ainda é necessário fazer exames todos os anos para garantir que o tumor não volte. Passou mas as memórias estão cá. O monstro foi embora, mas continuamos sempre com medo que ele volte, quer na nossa guerreira, quer noutro elemento da família.

Estejam atentos aos sinais!
Façam exames com frequência!

Imagem Retirada da Internet

8 comentários:

  1. Certamente que o teu apoio à tua avó foi muito importante para ela. Força, beijos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim claro que sim. Aliás, faz questão de mo dizer muitas vezes. Obrigada :) Beijinho

      Eliminar
  2. Deve ser das coisas que mais tenho medo. Hoje em dia, toda a gente tem na família ou conhece alguém que lute, tenha lutado, vencido ou não esse monstro. No meu caso em particular o meu avô tinha cancro nos pulmões. Não venceu. Mas lutou até não dar mais! É uma doença silenciosa e dolorosa. Sim, os sinais são muito importantes mas os exames com frequência são ainda mais. Por vezes, os sinais podem vir já tarde demais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é uma verdade, há cada vez mais pessoas a passar por esta doença. Lamento a tua perda. Custa muito perdermos quem mais gostamos. Pelo menos sabes que agora já não está a sofrer.Beijinho e força!

      Eliminar
  3. Olá minha querida!
    Infelizmente também já vivi este pesadelo de perto e sei como dói. E parece que está sempre a postos para nos bater à porta!

    Muitas beijoquinhas

    P.S. Já subscrevi o teu blog por mail. Gosto muito deste cantinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa. Muito obrigada pelo comentário e por ficares a seguir o nosso cantinho 😊 beijinhos grandes

      Eliminar