sexta-feira, 12 de outubro de 2018

O Poder das Pequenas Coisas

Foto d'Os Piruças

O livro que me acompanhou nas férias e até ontem foi o Poder das Pequenas Coisas da Jodi Picoult.
Já não é o primeiro livro que leio da autora, é mesmo uma das minhas preferidas. Em cada livro seu a Jodi Picoult apresenta-nos sempre dilemas morais. É isso que acho interessante nos seus livros, as pesquisas que faz para construir uma história e apresentar-nos um dilema que nos deixa mesmo a pensar o que faríamos se aquilo se passasse connosco. Conseguimos por-nos na pele das personagens com facilidade.

Sinopse:
Ruth Jefferson é uma enfermeira obstetra com mais de vinte anos de experiência. Um dia, durante o seu turno, começa uma avaliação de rotina a um recém-nascido. Minutos depois é informada de que lhe foi atribuído outro paciente.
Os pais do bebé são supremacistas brancos e não querem que Ruth, afro-americana, toque no seu filho. O hospital acede a esta exigência, mas no dia seguinte o bebé enfrenta complicações cardíacas.
Ruth está sozinha na enfermaria. Deve ela cumprir as ordens que lhe foram dadas ou intervir? O que se segue altera a vida de todos os intervenientes e põe em causa a imagem que têm uns dos outros.

O livro acaba por funcionar como uma "chapada sem mão".  As entidades que devem proteger as minorias são as primeiras a falhar. Vivemos num mundo em que as pessoas tendem a achar que não são racistas, mas no fundo, todos somos... uns mais que outros claro. Outros propositadamente e outros inocentemente.
Aconselho vivamente que leiam este livro!

Foto d'Os Piruças

Sem comentários:

Enviar um comentário