terça-feira, 10 de março de 2020

A Rapariga Dinamarquesa

Hello!!

Para quem gosta de um bom filme de drama, a nossa sugestão para um fim-de-semana a dois, passado em casa: A Rapariga Dinamarquesa, uma história real que passa no século XIX, de uma personagem transgénero, naqueles tempos a sociedade não via com bons olhos e eram considerados doentes ou até internados em hospícios.
Vejam a nossa opinião em baixo.

Imagem Retirada da Internet
SINOPSE:
Dinamarca, década de 1920. O casal Einar e Gerda Wegener são dois pintores reconhecidos. Um dia, por mero acaso, a rapariga que Gerda contratou para retratar nas suas pinturas cancela o encontro. Sem alternativa, lembra-se de usar o próprio marido como modelo. Ele acede ao seu pedido. Será naquele momento que ele, usando roupas de mulher, sente nascer dentro de si algo que, com o passar do tempo, se transformará no mais intenso desejo da sua vida: ser mulher. Se, ao princípio, isto lhes parece a ambos uma espécie de jogo, aos poucos leva-o a uma lenta transformação numa outra pessoa, que o obriga a viver uma vida dupla enquanto Einar ou Lili – o nome adoptado na sua “persona” feminina. Até que ele decide arriscar uma cirurgia experimental na Alemanha para mudar de sexo, tornando-se na primeira pessoa a submeter-se a uma intervenção do género. Ao longo de dois anos, Lili Elbe foi operada cinco vezes. No final deste processo, solicitou ao rei da Dinamarca que dissolvesse o seu casamento. O pedido foi concedido em 1930, altura em que conseguiu ver legalizada a sua nova identidade. Durante todo o processo, Gerda esteve sempre ao seu lado…
O argumento é baseado na obra homónima de David Ebershoff que, por sua vez, se inspira na extraordinária história dos artistas Einar Wegener/Lili Elbe e Gerda Wegener.

TRAILER:



Géneros: Drama
Realizador: Tom Hooper
Elenco: Alicia Vikander, Eddie Redmayne, Matthias Schoenaerts, Ben Whishaw, Sebastian Koch, Amber Heard

OPINIÃO:
Embora seja um filme que já saiu há 3/4 anos, só agora tivemos oportunidade de o ver. Para quem desconhece, este drama é baseado em factos verídicos. São 2h de um filme muito intenso, com muita emoção, dor, sofrimento e alegria, que faz valer cada minuto.
A performance dos autores é perfeita e as personagens cativantes. Adoramos a lealdade da Gerda, que apoia incondicionalmente o seu grande amor, mesmo sabendo que o iria perder, e tiramos o chapéu ao actor Eddie Redmayne pela sua prestação neste filme. O tema abordado não é fácil de ser explorado, mas vê-mo-lo a ser demonstrado com delicadeza e respeito.
Esta é uma história de luta, que nos mostra que a batalha mais importante é aquela que travamos diariamente, para nos sentirmos confortáveis com a pele que "vestimos" todos os dias.

Já viram o filme? O que acharam?

AVALIAÇÃO: ⭐⭐⭐⭐⭐

2 comentários: