Há uns dias, no comboio, vinha à minha frente um senhor já com alguma idade e ao seu lado um homem de nacionalidade brasileira. Tinham entrado numa das paragens anteriores, pelo que não conseguir ouvir a conversa de inicio, mas apercebi-me de que falavam do trabalho em Portugal.
Dizia o senhor:
"O único conselho que te posso dar, é que sejas colega dos teus colegas, e mesmo que saibas quem fez mal determinada tarefa diz que foram todos que a fizeram. Para o bem e para o mal foram todos. Trabalho na mesma empresa há 20 e tal anos e nunca apontei o dedo a um colega que fosse!"
Imagem retirada da Internet |
Ao longo da minha vida profissional, pelos diversos locais onde passei nunca senti o verdadeiro espírito de equipa e união, chegando até mesmo a presenciar colaboradores à procura de algo que o outro possa ter feito mal para denunciar à chefia.
Vivemos num ambiente bastante competitivo a nível profissional mas a verdade é que muitas das situações são causadas pela maldade e pela falta de profissionalismo de algumas pessoas.
O trabalho acaba sempre por correr melhor se a equipa for unida, se houver entreajuda e se remarem para o mesmo lado.
Mas contem-nos, qual foi a situação mais complicada que passaram a nível profissional? Gostaram do conselho?
Sem duvida um bom conselho
ResponderEliminarMuitas vezes são as próprias chefias de fomentam a pratica da acusação
Bjs e abraços
Kique
Hoje em Caminhos Percorridos - Vê se adivinhas???
É verdade Kique. E da perseguição tambem. Bjs
EliminarNo meu caso é trabalhar com o meu pai. Tem-se revelado muito difícil ao longo dos anos. Um verdadeiro desafio empresarial e familiar. Também trabalhei com a minha mãe na mesma empresa mas já está reformada e agora está cá o marido também. É preciso muita união e tolerância.
ResponderEliminarMas sim, esse conselho parece-me muito sábio!
Beijinhos,
https://primeirolimao.blogspot.com/
Empresas familiares também sao complicadas... Também ja trabalhei durante algum tempo num negócio de família e foi difícil. Tem de haver muito o exercicio de nao misturar o pessoal com o profissiobnal. Beijinhos
Eliminar