terça-feira, 11 de setembro de 2018

Pais Solteiros

Olá leitores,

O Piruças esteve a ler alguns artigos sobre pais e mães solteiras e pensei escrever um artigo sobre esse tema, já que estou a passar por essa experiência.

Imagem Retirada da Internet
Ser pai ou mãe solteira não é uma tarefa simples e fácil como por vezes imaginamos. Como nunca passamos por uma experiência dessas sozinhos. Mesmo que seja 15 em 15 dias ou todos os dias, temos a obrigação com os nossos filhos (apesar de eu achar que não é uma obrigação mas sim um dever, seja pai ou mãe).
Numa "familia tradicional" como é pressuposto ambos trabalham, serão dois ordenados a entrar num lar e despesas partilhadas pelos os dois. Despesas essas como todos sabem e nunca pode falhar:

- Alimentação;
- Despesas do carro (seguros, combustível e manutenção);
- Saúde;
- Vestuário e calçado;
- Despesas da casa (luz, água, gás e ect.);
- Etc.

Para uma "família tradicional", ambos se receberem o ordenado mínimo, chega para pagar as despesas, ainda sobra para jantar fora e dar uns passeios.
Agora quando somos pais solteiros, seja por opção ou porque foram "optados"... aí já se complica um pouco ou muito!
As despesas serão suportadas apenas por um rendimento de uma pessoa, de um ponto vista financeiro será um orçamento apertado.
Ser pais solteiros acarreta mais desafios, muitas dores de cabeça na gestão do orçamento familiar.

Imagem Retirada da Internet
Temos de ter consciência, que estamos por conta própria e risco com o salário mínimo, para sustentar-nos e aos nossos filhos. Obriga a termos uma visão estratégica seja a curto ou a longo prazo. Obriga-nos a ter uma mão de ferro e pés bem assentos no chão, sobre os gastos mensais... e ser necessário planear as despesas do mês seguinte ou meses seguintes.

Depois temos aqueles meses do ano que sufocam mais, nem sabemos como havemos de fazer, por exemplo o mês mais crítico é o mês de Setembro, não é difícil de perceber o porquê!
Setembro é o regresso á aulas, é o mês que provoca um grande arrombo no orçamento, para comprar livros, material escolar e até mesmo vestuário novo para começar um novo ano lectivo (eu ainda tenho sorte que o estado ofereça os livros mas de resto não dá para livrar, nem direito ao escalão subsidiado pelo estado o meu filho tem, apesar de pais separados).

A conclusão disto tudo, para suportar todos os custos apenas com um salário, obriga-nos a sermos criativos e encontrar soluções low cost para conseguirmos chegar ao final do mês com saldo positivo.

Imagem Retirada da Internet
Se é uns dos pais ou mães solteiras que enquadram neste tema, gostaríamos de saber como fazem para serem criativos todos os meses.

2 comentários:

  1. De facto é uma situação mesmo complicada... fico muito feliz por ter o meu Maridão comigo a ajudar-me.

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Resta fazer umas manobras para que tudo se encaminhe. Beijinhos

      Eliminar