quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Errei, e então?!

 Todos nós erramos. Todos nós agimos por vezes de forma menos correcta com os que nos rodeiam, quer no que diz respeito às relações de trabalho quer às relações pessoais.

Tenho vindo a reparar, que cada vez mais pessoas, sobretudo da minha idade não sabem, não querem ou não gostam de assumir que erram.
Não considero que seja grave não pedirem desculpa, mas é grave não saberem assumir os seus actos, não saber chegar à frente e dizer "agi mal contigo".

Imagem Retirada da Internet
Quando me acontece uma situação de conflito com alguém, por não gostar que eles existam e por detestar a sensação de estar mal com alguém, acabo por ficar a moer no assunto grande parte do dia. Se, no meio desta reflexão, perceber que eu também não agi bem com a pessoa, no dia seguinte ou nesse mesmo dia abordo a pessoa, e peço desculpa pela parte em que não estive bem. 
Isto acontece quer seja eu a despoletar a situação de conflito ou não.

Defeito ou qualidade? Sinceramente não sei. Muitos dos que me rodeiam dizem que sou "boazinha demais" e depois as pessoas acabam por abusar e pisar. O que é certo é que não consigo e não gosto estar em conflito com alguém e também não gosto fingir que não aconteceu nada. 

Há uns dias no meu trabalho, onde diariamente tenho de lidar com situações de stress, reagi de forma incorrecta a um erro de uma colega, acabei por ser mais agressiva a falar. Mas, como sempre, e por estar desconfortável com o sucedido, reflecti no assunto e apesar da pessoa ter despoletado a situação e ter errado comigo eu também não estive bem com ela, pelo que no dia seguinte fui pedir-lhe desculpa assumindo que o dia anterior não tinha sido fácil.
A pessoa em questão, não só não assumiu a parte em que falhou como não reagiu bem ao meu pedido de desculpas(!!!), voltou-me as costas e disse que ia falar com a chefia sobre isso. 
Ou seja, não só não foi capaz de assumir o erro como ainda achava que ia resolver a situação à base das queixas! De repente senti-me como se tivesse voltado aos tempos de escola!

E vocês? Costumam assumir quando erram? Pedem desculpa?

2 comentários:

  1. Gostei do tom sincero do post
    :)
    A melhor maneira de nos sentirmos bem connosco proprios e treinar a admissao do bom e principalmente do mau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      É isso mesmo. Temos de ser humildes..no bom e no mau!
      Cumprimentos

      Eliminar