sábado, 15 de dezembro de 2018

Exigências

Olá caros leitores,

Hoje venho falar de uma situação que deixa pensar um pouco...

Por vezes temos de parar um pouco para pensar na nossa vida ou nos nossos objectivos, mas por vezes temos de parar um pouco para ouvir teorias de m@rda, de como eu não tivesse vida para além do trabalho.

Estava a conversar com um chefe (isto para não chamar outra coisa), em que vem com a conversa que devia pensar em fazer horas para ganhar "estofo" e "caparro".
Agora imaginem a minha cara de parvo... não, não, imaginem a minha cara mas mais parvo ainda, com pontos de interrogação a pairar sobre a cabeça e com letreiro a passar na testa WHAT THE FUCK.

Imagem Retirada da Internet 
Continuando com a minha cara de parvo, expliquei o motivo de não poder fazer horas devido a ter de receber de manhã e ir buscar o meu miúdo à escola.
A conversa depois seguiu:

- Epá então, o que fazias bem era vir às seis da manhã. Orientavas o teu trabalhinho, fazias isto, aquilo e outro.

Bem... devem estar a pensar o mesmo que eu... qual foi a parte que ele não entendeu do motivo!

Para não responder mal! Sim acima de tudo sou muito educado. Disse:

Eu - Está tudo certo! Mas continuando também não compensa fazer horas porque recebo é como prémio de produtividade e não como horas extras!

Chefe - Não sei como vocês querem receber 1000€ se não desmontram trabalho!

Eu a pensar para os meus botões em seis anos, que cá ando, ainda não demonstrei o que valho??

Conclusão: 
- Por vergonha recebo um mísero ordenado mínimo (como se fosse uma fortuna).
- Os feriados são pagos como se tivesse vindo trabalhar a folga. 
- As folgas recebo mais 1€ à hora.
- Fardamento... esse dá para mais um ano!
- Somos tratados como se fôssemos escravos (a pensar que a escravatura tinha sido abolido em 1761).
- Temos de vir com um sorriso nos lábios, porque é como se fosse um favor que estão a fazer a nós. 
- Eles mandam SALTAR e nós temos de obececer (maneira de falar).
- Ameaças de vez em quando, porque fica bem.
- Se descuidas em desabafar o teu descontentamento, mandam a PIDE atrás. 
Pedes um aumento salarial, ainda recebes como resposta que estás a receber muito.
Folgas... epá isso não podes!
Pausa para o pequeno-almoço não pode ser (provavelmente os colaboradores estão a ficar com quilinhos a mais).

Leitores estão a pensar, este gajo só sabe reclamar. 
Não é bem reclamar, é mais o descontentamento, visto que só somos um número na empresa.
Claro que adoro o meu trabalho e gosto do que faço, gosto do meu horário, é pertíssimo da minha casa.
Pagam a tempo e a horas (às vezes). Só que não é tudo para minimamente ter as devidas condições que nos faça feliz no trabalho sem haver este stress diário.

Gostaríamos de ler as vossas histórias engracadas dos vossos locais de trabalho.

12 comentários:

  1. Ontem também fiquei parva com comentários dos chefes no meu local de trabalho, mas também não me deixei ficar. Devem pensar que podem fazer o que querem de nós. Ridículo -.-

    Beijinhos,
    BLOG DEZASSETE | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela.
      Não sei o que ganham eles com isso.

      Sempre pé firme.
      Beijjnhos e boas festas.

      Eliminar
  2. Olá Piruças,
    São belas verdades as que descreves. Pois, no meu acontece muito semelhante.
    Mas é como dizes, se demonstramos descontentamento ou falta de produtividade é por algo não está correto!
    Um dia vi um documentário de Miguel Tavares em que deixava a questão no ar "Quando é que os patrões, topos de empresas vão entender que bons trabalhadores não se pagam com míseros vencimentos?"

    E, assim despeço-me… se não tinha assunto para encher-vos o blogue inteiro (Risos…)

    Beijinho grande

    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina.
      A maioria dos patrões não estão interessados nas condições dos colaboradores, para eles somos números. Uma vez obti uma resposta do tipo "posso mandar te embora e colocar 100 no teu lugar". Para eles é essa a solução mas manter os colaboradores fiéis está quieto.
      Também vi essa reportagem do Miguel Tavares, mas essa mensagem não chega aos ouvidos dos patrões ou então fazem-se desentendidos.

      Obrigado pelo comentário e boa continuação. 
      Boas festas e beijinhos

      Eliminar
  3. É uma tristeza esse tipo de exploração... ainda não consegui entender esse tipo de gestão, deixar o nosso negocio nas mãos de funcionários descontentes e explorados!! O rendimento é muito maior quando andamos todos na mesma direcção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Titica Deia.
      Também tenho essa ideia se formos bem pagos e bem tratados, haverá uma maior produção e pode reinar uma boa disposição entre colegas e chefias.

      Obrigado pelo comentário.
      Boa continuação e boas festas.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Compreendo perfeitamente... nós enfermeiros procuramos ser valorizados desde sempre!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Os Piruças tem a noção que vocês enfermeiros não são valorizados e fazem muitas horas com um ordenado não digno do vosso trabalho.

      Obrigado pelo comentário.
      Boa continuação e boas festas.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Totalmente de acordo... No ramo da vigilância a situação é mesmo muito idêntica com algumas "chefias".
    A escravatura está mais presente que nunca nos dias de hoje, só mudam os padrões. A dita escravatura do século XXI.

    Cumprimentos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Ricardo.
      Grande verdade, escravatura do século XXI.
      Onde irá parar?

      Obrigado pelo comentário. 
      Boa continuação e boas festas. 
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Ele queria que fizesses horas extra à borla e que passasse por ideia tua, por isso se alguma vez reclamasses horas ele dizia que estavas a fazer porque querias.

    Olha eu não tenho beeem uma situação de trabalho da qual possa contar histórias, mas sou estagiária. E sabes bem o que é feito aos estagiários certo? Pronto, não posso dizer mais nada. Mas confesso que já faltou muito para mandar tudo para outro lado e ir procurar trabalho nem que seja a part-time.

    Obrigada pela tua partilha, estes textos são bons para quem, como eu, não têm muita experiência. Mas se me perguntassem isso, como já aconteceu com outras situações, eu diria: Eu faço o equivalente ao que me pagam, não sou nenhum robô, querem mais paguem o extra pelas horas! xD Não me pediram mais nada xD

    Beijinhos, Brenda
    https://momentosdeataraxia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Brenda.
      Sim sei precisamente, o que fazem a estagiários. São tratados como escravos e não são vistos com bons olhos para os colegas efectivos.
      A experiência é uma coisa que vais tendo ao longo da vida profissional, vais levar muitos pontapés e vão puxar muitas vezes o tapete.
      Sempre de pé atrás... não precisas demostrar esperta mas também não te faças de burra.

      Boa continuação e boas festas.
      Beijinhos e obrigado pelo comentário.

      Eliminar