sábado, 20 de junho de 2020

Racismo ou Ignorância

Olá leitores!

Neste post vamos falar de um assunto delicado, que tem decorrido ao longo destas semanas, face ao racismo em torno do George Floyd. Temos de ser realistas, o George, tinha um historial muito grande de crimes graves, a polícia fez o trabalho que lhes competia fazer... apanhar criminosos. Infelizmente não deveria ter este desfecho. Agora querem aproveitar este desfecho infeliz e dizer que é racismo porque o indivíduo era de cor. Está certo que o Agente têm, de ser responsabilizado pelo o acto de abuso de poder policial.

Devido a este insólito acontecimento, a população quis, demonstrar os seus descontentamentos, fazendo uma manifestação pacífica, que já, passou da linha para o oposto (não somos contra, desde que justifique os meios, sem haver violência, ofensas verbais directas e destruição de bens).

Contudo e como todos nós sabemos, todo este aparato passou e passa, nos EUA. Em Portugal, como a maioria dos Portugueses (e não só), não conseguem ser originais nas suas manifestações, então têm de copiar o mesmo aparato, assim sem mais, nem menos, só porque lhes apetecem. Na manifestação, a mensagem que passam para os mais novos ou dá a entender: "a polícia só bate nos pretos" (foi um desabafo de medo, dos filhos para a mãe de cor. Publicou nas redes sociais o seu descontentamento. Porventura é uma colega nossa e tivemos a oportunidade de conversar sobre o tema).

Agora, vamos passar do assunto de racismo, para o da ignorância. Sim não nos enganamos. Quando se manifestam contra o racismo e passam à destruição de monumentos e estátuas, passam a ser ignorantes. Não venham com histórias e cantigas que representa a opressão da raça negra.

Imagem Retirada da Internet 

Não é a destruir os marcos históricos que têm importância para a humanidade que o racismo se resolve e que a possível opressão desaparece. Sejam as estátuas ou monumentos, o que for. Estes marcaram uma posição na história mudando a nossa visão para futuro e para a nossa liberdade. Representa o passado, e servem também para que possamos relembrar sempre de não voltar aos mesmo erros.

Imagem Retirada da Internet 

Houve uma beleza, que nos criticou pelo nosso descontentamento no que diz respeito à destruição de monumentos, e escreveu: 

"Suas mentes retrógradas, não se preocupem, o nosso país, vai ser gorvernado pelas nossas mentes jovens e brilhantes."

Claro que nos preocupamos e respondemos de forma intelectual, com a frase da imagem em cima. Provavelmente ofendemos a princesa, porque depois apagou o seu comentário... pena. Daria um bom debate... talvez não. 

Nós temos amigos e conhecidos de cor, seja escuro ou claro. De etnia cigana que cumpre os hábitos à risca, outros nem tanto. Amigos homossexuais, uns mais assumidos, outros mais reservados e no geral não se sentem oprimidos, nem inferiorizados perante a comunidade. Quem faz as distinções na realidade somos todos nós quando apontamos o dedo a alguém e tentam generalizar todos no mesmo tacho. Nós não os vemos pela cor ou étnias, vemos como seres humanos, como nós. 

Por último e não vale a pena prolongar mais o texto. A geração anterior à geração rasca e à geração das mentes brilhantes, nós não temos idéias retrógradas. Temos sim respeito e educação dada pelos os nossos pais e avós, que nos ensinaram que somos responsáveis pelos actos que praticamos havendo consequências para as más escolhas. Não temos que eliminar o passado para iniciarmos uma nova era, mas sim abraçar o passado para que possamos evoluir e expandir no mundo com idéias brilhantes.

11 comentários:

  1. Elogiável texto. Na manifestação de Lisboa, alguém empunhava um cartaz que dizia "" Policia bom...É Policia morto "". Ora bem. E se esse Policia for negro como há centenas em Portugal e no mundo?.
    Mata-se o Policia negro? Isso não é racismo?
    .
    Bom fim de semana
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo!

      Obrigado pelo comentário.
      Sim por essa lógica do cartaz deveria ser todos mortos... mas claro não deve ser racismo. As mentes brilhantes do século XXI nem sabem pensar por si próprios. Quando fazem manifestações são influenciados por alguém.

      Boa continuação
      Abraço

      Eliminar
  2. Um texto muito bom que merece leitura atenta! Obrigada :)


    Beijo, e um excelente fim de semana! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cidália!

      Obrigado pelo comentário. É bom saber que possa ser uma boa leitura.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Es verdad. Tampoco entendemos cómo no hemos progresado.

    Besos

    ResponderEliminar
  4. Olá meus queridos!
    Percebo bem o vosso texto e assino por baixo. Não acredito que se ensine tolerância e respeito com ações de violência, seja ela através de gestos ou palavras. Não é disto que o Mundo precisa, definitivamente.
    Se assumirmos a responsabilidade por aquilo em que acreditamos pelos nossos atos e não formos "racistas" (nem gosto da palavra!), basta dar o nosso exemplo no dia a dia, de o passarmos aos nossos filhos, outros familiares e amigos... Se todos os que encaram a diferença com respeito e aceitação, até como fonte de riqueza, em breve acabarão estas situações de descriminação.
    Quanto ao que se passou no EUA, há sempre 3 versões da história (mesmo com filmagens): a de um, a de outro e a verdadeira. Sou contra o abuso de autoridade e violência e acho que o polícia deverá ser punido, mas também sabemos de muitos casos em que os agentes são constantemente desrespeitados.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa. Exacto, concordamos com o que escreveu. Beijinho

      Eliminar
  5. Ni mas alto ni mas claro, estoy totalmente de acuerdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Es verdad. O que vemos una raza humana de la misma manera. abrazo

      Eliminar
  6. Este é, sem dúvida, um tema muito sensível e, não me querendo alongar demais, as vossas palavras fazem realmente pensar
    Obrigada!

    Um beijinho*

    https://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patty! Obrigada nós. É importante saber que as nossas palavras chegam a alguém e sobretudo que as faz pensar. Este assunto dava um texto muito maior... Beijinho

      Eliminar