terça-feira, 17 de novembro de 2020

Seremos Lobos ou Cordeiros?

Olá leitores! 

No post anterior houve um tema que queríamos falar e hoje tivemos a oportunidade de puxar esse assunto. Assunto esse, que infelizmente, é uma realidade, de quem pratica o bem em ajudar o próximo, é subvalorizado. 

 No seculo XXI, a sociedade anda ao inverso do mundo. Num mundo onde reina a falsidade, crueldade, racismo, falta de carácter, desigualdade e entre outros. Nos dias que decorre, a palavra de um sujeito sério não vale de nada perante pessoas impregnadas de falsidade. O carácter e humildade de um sujeito nada serve perante pessoas de poder que autrora foram simples. A bondade de um sujeito que se apronta em ajudar o próximo, palavra essa que deixa de fazer sentido, quando deixa de servir, aqueles que já precisaram de ajuda. 

Infelizmente é uma situação que diariamente acontece em todo o lado. Pessoas falsas, mesquinhas, invejosas, egoístas, sempre há espera de surgir uma oportunidade para "dar uma facada nas costas", de sujeitos que estenderam a mão para levantar ou tirar do buraco. Sujeitos esses que passam de amável a bestial, porque já não precisam de mais ninguém.

Quando ajudamos é porque queremos e não pedimos nada em troca. Apenas sentimos bem e úteis em ajudar o próximo. Hoje eles, amanhã poderá ser nós a precisar. Nunca sabemos o dia de amanhã. Para nós é triste e ficamos desiludidos, quando pelas nossas costas estão a trair a nossa confiança. Aborrecidos, quando tem a lata de dialogar com terceiros a passar a imagem que somos "maus sujeitos". Para nós é mais um dia, mais uma pessoa infeliz. Seguimos em frente. Claro que não vamos deixar de ajudar, mas agora não daremos mão com facilidade.

Imagem Retirada da Internet 

A pandemia (falamos em pandemia, mas poderia ser uma outra catástrofe) chegou, para mostrar o comportamento dos seres humanos. A minoria talvez solidários, afectuosos e unidos. A maioria não. A maioria demonstram serem lobos com pele de cordeiro, à espera de uma oportunidade para atacar. Estão tão cegos de ganância que querem tudo. Tão individualistas que só pensam neles próprios.

Não seríamos melhores seres humanos, se todos fossem unidos e ajudar o próximo?

15 comentários:

  1. Faz lembrar a demagogia do Natal. Tudo amiguinho, a mandar mensagens... bom dia vizinha, boa tarde vizinhos, boas festas...Passado o Ano Novo, nem b9om dia, nem boa tarde, nem boas festas. O ser humano é cruel. Na sua grande maioria bem mais lobos que cordeiros.
    .
    Um dia feliz
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Ricardo.
      Bom exemplo que deu neste comentário. Nos dias festivos é tudo muito bonito, depois passa.

      Boa continuação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Pues si, seriamos mucho mejor personas sin en lugar de pensar en el mal pensásemos en hacer el bien y ayudar cuando es necesario. Una buena reflexión. Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola.

      No perderíamos nada si hiciéramos el bien. Nos sentiríamos más felices y mejor con nosotros. Se siente bien y no es necesario pagar.

      Besos

      Eliminar
  3. Olá, estimados Piruças e Pirucinhas!

    Pelo post anterior, vi, pela leitura dele, que estão bem, tal como a Alice a fazer yoga -rs. O Baunilha gosta de aquecê-la, é isso! Não é justo mudarem-lhe o nome, acho eu.

    Como demoraram uns dias a passarem os comentários, pensei que o meu não tinha chegado aí, mas eu compreendo que ser empresário(a) dá mto trabalho.

    O texto de hoje é para refletirmos, mas toda a gente sabe que reina a desunião na nossa sociedade, quer em tempo de pandemia ou não. Ajudar, que é isso? É um verbo, responderia um professor, colega meu, por exemplo, mas é muito mais que isso, acrescento eu. As pessoas estão se borrifando umas para as outras e só querem benesses, ter emprego e não trabalho e aumentos de ordenado, preferencialmente. Agora, estão tramados, pke o confinamento, mau para todos nós, reduziu-lhes esses desejos.

    Lobos vestidos com pele de cordeiros há muita gente por esse mundo, e muitos vão na cantilena deles, mas o contrário não conheço.

    HUMANISMO PRECISA-SE E EXIGE-SE!

    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Céu!

      Temos andado um bocado ocupados com esta situação da empresa e a pandemia não tem vindo a ajudar, logo temos de puxar mais pelas ideias e tentar que aguentemos o barco até passar esta crise. Crise esta que não afecta só os restaurantes mas sim todas as microempresas. Temos expectativas que tudo vai ficar bem.

      Gostamos da frase, ajudar é um verbo, diria um professor. É triste mas cada vez mais é isso que acham... um verbo só.

      Precisamos mesmo de humanismo e urgentemente.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Infelizmente é mesmo assim.
    Quem tenta ajudar ainda é olhado de lado :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Olhado de lado não diríamos...mas o que é certo é que apesar de não esperarmos qualquer agradecimento ainda levamos "pontapés".

      Eliminar
  5. Pode unir (mesmo afastados) algumas pessoas. Mas ainda, na maior parte das pessoas pensam que só acontece aos outros. Para não falar dos assassinos que andam por aí. Há que desconfiar de tudo!

    *
    Melancolia à velocidade do tempo...
    -
    Beijo e uma excelente noite :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... hoje em dia temos de estar sempre a olhar por cima do ombro. Bjs

      Eliminar
  6. Este texto infelizmente é tão verdade.

    ResponderEliminar